X Encontro Internacional de Horsemanship da Universidade do Cavalo foi marcado pela diversidade dos palestrantes-21/10/2012

 O evento foi um sucesso e reuniu 250 participantes de todos os estados que conferiram as diferentes técnicas para se conseguir a confiança, repeito e amizade dos cavalos 

A décima edição do Encontro Internacional de Horsemanship da Universidade do Cavalo, consolidou o evento como um intercâmbio de conhecimento entre profissionais e amantes do universo equestre, com a participação de 250 inscritos, vindos de todos os estados, marcando os 10 anos de encontro como o maior já realizado.

O Encontro contou a presença de renomados profissionais, como o brasileiro das rédeas Jango Salgado, a americana Bo Bill, especialista em corrigir problemas em cavalos de 3 Tambores, os argentinos Oscar e Cristobal Scarpati, com a Doma Índia e Eduardo Borba do Projeto DOMA, que através de demonstrações transmitiram um pouco dos conhecimentos e técnicas utilizados por eles para domar e treinar os cavalos. Além de apresentações dos Cavalos Pantaneiro e Cavalo Freisian e demonstrações de Equitação Acadêmica com Luiza Magalhães.

“ O X Encontro Internacional de Horsemanship comemorou os 15 anos de fundação da Universidade do Cavalo e os 10 anos de realização do Encontro. Por isto, buscamos oferecer uma programação diversificada e comemorativa em diversos aspectos, desde homenagens a pessoas importantes para o Horsemanship brasileiro como Eduardo Borba, até apresentações especiais de alunos do Curso Superior de Gestão em Equinocultura com um teatro que emocionou a todos e convidados especiais para palestras e demonstrações”, declarou Aluisio Marins, reitor da Universidade do Cavalo.

O evento foi grandioso com a participação de 20 expositores, mais de 400 pessoas,  mais de 30 cavalos se apresentando em demonstrações, minicursos e apresentações artísticas e técnicas.

Para Jango Salgado, palestrante e treinador de rédeas, é um prazer participar do X Encontro Internacional de Horsemanship e poder passar um pouco do seu conhecimento, ainda mais porque os palestrantes convidados são escolhidos pelos participantes. “Uma coisa que eu acho muito bacana deste Encontro é a oportunidade que você tem de estar com pessoas de modalidades diferentes, técnicas diferentes, mas que comungam da mesma coisa que é o cavalo, então você acaba tendo a chance ensinar muita coisa, mas também aprender.”

Os participantes do curso ficaram encantados com todas as demonstrações e palestras feitas, que apresentaram diferentes técnicas de se chegar em um único ponto, conquistar a confiança do cavalo e conseguir domá-lo e treiná-lo sem nenhuma agressão.

“O interessante do encontro que nele o western, o clássico falam a mesma linguagem, com isso quem tem experiência aprimora o conhecimento e quem não tem aprende”, declara André Coelho, participante e treinador de três tambores.

Oscar Scarpati e seu filho Cristobal apresentaram os conceitos da Doma Índia, que para eles é uma filosofia de vida, desenvolvida com uma relação de sentimentos com os cavalos.  Scarpatti agradeceu a Universidade do Cavalo pelo convite para participar da 10ª edição do Encontro.   “Agradeço ao Aluisio, que é o responsável por me tirar do meu mundo e trazer para a Universidade do Cavalo.  Há alguns anos me convidaram para dar uma demonstração no Encontro de Horsemanship, acho que o segundo ou o terceiro, e isso me abriu um panorama que mudou a minha forma de pensar. Por isso, tenho um grande compromisso de carinho com a Universidade do Cavalo e é o que me permiti usar esse âmbito para desarrochar  e poder ensinar outras pessoas a forma de se aproximar dos cavalos, pacifica, solidária e educando  com carinho, compreensão e respeito nesse cenário fantástico. Estou muito feliz, muito agradecido, a toda equipe da UC porque esse é realmente um evento brilhante com características de palestrantes sábios,” declara Oscar Scarpati. 

Durante o Encontro foi realizada a venda direta de animais comandada por Aluisio Marins, os interessados negociavam diretamente com os proprietários dos animais. “A venda direta de cavalos foi um sucesso”, disse Marins.

“Foi um final de semana memorável, que vai ficar na cabeça das pessoas por muito tempo. Um final de semana alegre, divertido, leve e de muito conhecimento. Agradeço a todos os envolvidos, patrocinadores, convidados e principalmente ao grande público que esteve presente na UC”, finalizou Marins.

Para mais informações acesse www.universidadedocavalo.com.br  ou pelo telefone (15) 3202-7866. 

Por Verônica Formigoni

 Informações a Imprensa
Almeida Passos Assessoria
(15) 8108-7724/ 9101-7747