Universidade do Cavalo promove Curso Internacional de Doma índia com Oscar Scarpatti-27/09/2012

O curso é totalmente prático e o Scarpatti usa como técnicas manobras com laço, horsemanship e treinamento do cavalo

O Curso Internacional de Doma Índia com o argentino Oscar Scarpati será realizado de 01 a 03 de Outubro na Universidade do Cavalo, em Sorocaba/SP.

A Doma Índia foi trazida ao Brasil pela Universidade do Cavalo em 2003, quando Oscar Scarpati veio pela primeira vez ao nosso país. A partir desta data, a UC passou a ser a “segunda casa” de Oscar, segundo ele mesmo diz.

“Adotamos conceitos e ideias da Doma Índia no nosso trabalho de iniciação de potros, agregando mais ainda aos métodos anteriormente aplicados. A oportunidade de ter Oscar Scarpati na Universidade do Cavalo é realmente única, pois é o local onde o domador realiza o trabalho com tranquilidade, aliando-se à filosofia de nossa escola, que é a de ensinar, trocar, compartilhar conhecimento sobre cavalos”, declara Aluísio Marins, reitor da Universidade do Cavalo.

Oscar Scarpati desenvolveu a Doma Índia observando e examinando os cavalos no desempenho de suas funções nas mais variadas situações , dedicou a sua vida ao estudo sistemático do cavalo em seu comportamento.  A ideia de estudar a natureza doa cavalos veio com o ensinamentos do índio Ranquel puro, que ele conheceu quando criança e que transmitiu sua cultura e filosofia de vida.

“O cavalo aprende por persuasão, e nós, sabendo de sua natureza, comportamento e psicologia conseguimos persuadir, ensinar, exercícios intermináveis, que vão fazer do cavalo um animal adequado para qualquer disciplina. Não é preciso ser forte, ter um físico privilegiado. Você vai conhecer o cavalo em profundidade e aprender a ensinar de forma gradual, passo a passo tudo sobre o conceito. A Doma India é um método não-violento, sem punir o cavalo, não palenqueia, não puxa a boca. O cavalo entende limites, e esta é a ferramenta que usamos para discipliná-lo e fazê-lo entender o que é permitido e o que não é permitido”, explica Scarpati.

Quem tiver a oportunidade de conhecer Oscar Scarpatti e a  Doma Índia, principalmente a forma de abordagem e contato com os cavalos que ele usa, irá ficar maravilhado. “ Tudo se transforma sem nem mesmo as pessoas perceberem, pois a paz, a calma e a tranquilidade de Oscar é claramente transmitida às pessoas e aos cavalos participantes do curso”, conta Marins.

Os interessados poderão participar como praticante, isto é, domando um potro xucro, ou como ouvinte. O curso aberto a todos sem necessidade de experiência, indicado aos amantes das cavalgadas, pois as técnicas geram uma nova ideia de controle e relacionamento com seus cavalo, também é indicado aos esportistas que aprendem novas técnicas de treinamento e melhoram muito seus cavalos .

O horário do curso acontece das 9 às 12horas e das 14 às 17 horas, sendo ministrado na Universidade do Cavalo que fica localizada, na Fazenda Chaparral, na Rodovia Sorocaba- Salto de Pirapora Km 110,5 – Bairro Itinga, Sorocaba/SP

Para mais informações pelos telefones (15) 3217- 8978 /  3202 7866, 3292 6633 ou pelo email contato@universidadedocavalo.com.br

 Sobre Oscar Scarpati

Oscar Scarpati nasceu na província de San Luis, Argentina, no ano de 1948 e desde cedo descobriu a sua paixão por cavalos. Essa paixão o levou a investigar o cavalo em todas as suas variantes. Ele dedicou sua vida ao estudo sistemático do cavalo, sua natureza, comportamento e psicologia. Quando criança, conheceu um índio ranquel puro, Don Cristobal, que transmitiu sua cultura e filosofia de vida, em que o cavalo estava presente, e acima de tudo a importância que Don Cristobal teve para o cavalo do índio. Oscar viajou milhares de quilômetros no lombo de seus cavalos examinando o seu desempenho nas mais variadas situações, calor extremo, frio, neve, montanhas dos Andes, desertos, rios, lagos e no mar. Assim nasceu então a Doma Índia, criada por Oscar.

Informações a Imprensa
Verônica Formigoni
(15) 8108-7724