SUMARÉ ARENA MUSIC – RUMO AOS MELHORES RODEIOS DO BRASIL (Luciana Omena)-16/04/2014

Com foco no resgate da tradição, evento reuniu cerca de 65 mil pessoas, em cinco dias

A organização do Sumaré Arena Music foi muito feliz ao escolher resgatar a tradição e cultura das grandes festas do interior, nesta segunda edição. E esta escolha foi aprovada pela população da cidade de Sumaré e região que compareceu em peso no Baile do Cowboy, Desfile de Cavaleiros e os cinco dias de evento, todos organizados pela Expo Sumaré e realizados no parque aquático Paraíso das Águas. Uma grandiosa festa que agradou de crianças a adultos, de diferentes gostos.

Com o objetivo de garantir entretenimento, lazer, esporte, conforto e segurança ao público, a organização tem um projeto “ousado”: “queremos ser uma das melhores festas do gênero no Brasil. Não uma das maiores, mas entre as melhores. E temos tudo para chegar lá, cada edição trabalhamos e investimos mais e mais para isso”, diz Vitor Pontes, da comissão organizadora.

Logo na primeira semana já se pode observar a evolução da festa no geral. A começar pela estrutura arrojada e moderna que ganhou uma maior área coberta – quase 8.000 m² – incluindo arena, praça de alimentação, palco Diamond e tenda eletrônica. Para proporcionar maior conforto, houve investimento no piso do camarote, área VIP e palco: o mesmo usado no Rock in Rio 2013 e Lollapalooza, importado de Portugal, fornecido e instalado pela Family Log.

Entre as novidades um aconchegante lounge, localizado na entrada da área vip – em parceria com a Cachaçaria São Joaquim – e camarotes se tornou ponto de parada obrigatória para quem queria comer, beber ou mesmo apenas sentar em uma das cadeiras e bancos estrategicamente espalhados. Após os shows principais, bandas regionais se apresentavam ali para quem queria curtir ainda mais um pouco. Neste mesmo ambiente um serviço de maquiagem gratuita fez sucesso entre as mulheres.

Pela primeira fez no evento e também no interior, a boate Love Your Live – um movimento de entretenimento cultural e musical que promoveu a abertura de sua turnê em Sumaré – ficou lotada todos os dias. Toda em acrílico e transparente, o local mostrou a mais nova tendência eletrônica G-House/Deep + a House Music de qualidade para o público, com deejay´s especiais.

Além dos shows no palco principal, o palco Diamond era mais uma opção para ouvir e dançar com o repertório sertanejo de cantores e bandas regionais.

Também teve novidades para as crianças que ganharam um espaço dedicado exclusivamente a elas: a minifazenda. Toda ambientada e com direito a animais como pônei, carneiro e búfalo, os baixinhos podiam ter contato mais próximo com a vida do campo. Lá também foi montada uma miniarena onde foram realizadas as provas de montaria em carneiro para crianças de 4 a 7 anos.

A programação musical também estava dentro da proposta da volta à tradição, aliada na medida certa com a atualidade. Nos eventos que faziam parte da programação e que aconteceram em março, Edson, da dupla Edson & Hudson, e a banda Red Fox se apresentaram no Baile do Cowboy. Já no Desfile de Cavaleiros – que entrou para a história de Sumaré por reunir o maior número de cavaleiros e amazonas nas ruas da cidade – o show ficou por conta de Cezar & Paulinho.

Entre os dias 04 a 13 de abril – com exceção do último domingo – foram dois grandes shows por dia. “Isso foi outro diferencial do evento, dois grandes artistas para cantarem todos os dias e, assim, agradar diferentes públicos”, afirma Pontes.

Na primeira noite da festa, 04 de abril, Rionegro & Solimões e Jads & Jadson comandaram a festa. No dia seguinte, se apresentaram João Neto & Frederico e Henrique & Juliano. Nesta última sexta-feira, 11, o cantor Edson, da dupla Edson & Hudson, se apresentou sozinho no palco do Sumaré Arena Music, isso porque o irmão e parceiro Hudson está internado. O trio Villa Baggage e a dupla Fernando & Sorocaba embalaram a noite do sábado. Quem encerrou o evento de 2014, domingo, foram os sertanejos Milionário & José Rico.

Outro feito do Sumaré Arena Music foi realizar a 1ª Queima do Alho de Sumaré. Milhares de famílias se reuniram em um almoço em que foi servido Arroz Carreteiro, Feijão Tropeiro, Paçoca de Carne e Carne de Churrasco. Para “pilotar” o fogão improvisado, bem próximo ao chão, da comitiva Saudade Corredô, de Novo Horizonte, campeã do concurso de Barretos 2013. Duplas sertanejas da região animaram a tarde do dia 13.04.

Famosos

Famosos também prestigiaram o Sumaré Arena Music 2014 como o modelo e repórter Franklin David, a ex BBB Anamara Barreira, popularmente conhecida como Maroca e a modelo Gracyanne Barbosa, esposa do cantor Belo.

Do camarote da AVM Imóveis, Maroca curtiu o show de Henrique & Juliano acompanhada de amigos, na noite de sábado, 05 de abril.

A atriz e modelo Gracyanne Barbosa, esteve no evento em dois dias. O primeiro foi para curtir o show de Luan Santana, que aconteceu na sexta-feira, 11. Mas a gata não quis perder a oportunidade e voltou ao evento no sábado, 12, para ver o show de Fernando & Sorocaba. O modelo Franklin, eleito o homem mais sexy do Brasil pela revista “Junior” – esteve no evento também, na sexta.

Esporte

Montaria em Touro

Com quase 8.000 mil m² de área total coberta, sendo uma das poucas arenas 100% cobertas do Brasil (1500 m² só a arena), o rodeio Sumaré Arena Music encerrou a edição 2014 com o sucesso esperado. Público prestigiou e a programação esportiva também agradou.

A festa, que faz parte do calendário oficial da cidade, abriu – em grande estilo, em São Paulo – a temporada dos principais rodeios do Brasil.

Os dez melhores após as duas primeiras noites de rodeio voltaram para disputar a grande final da Montaria em Touros. Valia um carro ‘zero’ km e a adrenalina foi nas alturas. Com uma montaria espetacular, que alcançou os 90 pontos (no touro Bad Boy, do André de Mogi), Tadeu Gregório, de Campos do Jordão, SP, fez a maior somatória – 260,75, com 100% de aproveitamento – levando o título e o carro para casa.

“Não tem como explicar! Voltar em Sumaré e sentir o carinho desse povo hospitaleiro e ainda ganhar novamente o rodeio, não dá pra descrever a emoção que estou sentindo. Muito feliz”, disse ele que agora é bicampeão em Sumaré.

O segundo lugar foi para Claudeny dos Santos, de Brotas, SP. Com 20 anos de carreira, 12 carros no currículo e participante da grande final mundial da modalidade, ele somou 252,50 pontos. Em terceiro, Dario Dedim, que nesta final marcou a maior nota de toda a competição – 91 pontos no Problema, da Cia Máximo – somou 179,25 pontos. Completando o pódio, Edmar Siqueira Campos, 174,50 pontos, e Natercio Carlos de Souza, com 174,25 pontos.

A melhor boiada foi a Cia Fortaleza e o melhor touro foi o Camaro, do Silmar Colombo.

Trabalharam em Sumaré, o Diretor de Rodeio Fabio do Valle, o comentarista Bruno Ribeiro; os salva-vidas Renatinho, Fumaça, Maurinho e Lucio Flavio; os juízes João Carlos Formato e Leandro Matos; o assessor de rodeio Michel Wintoniak; o laçador Miguel Zambon; as boiadas Cia André de Mogi de Rodeio, Cia de Rodeio Fortaleza, Cia de Rodeio Maximus, Cia de Rodeio Peninha, Cia de Rodeio Silmar Colombo e Cia VR de Rodeio; o fiscal de brete Velto; o locutor e mestre de cerimônias Gerson TC; e os locutores Rangel Renato e Jorge Moisés.

Três Tambores

Todo o charme dessa prova, que chama a atenção do público pela habilidade e velocidade dos animais e a garra e a técnica das competidoras estreou na programação do Sumaré Arena Music com sucesso! 81 competidores se inscreveram e participaram das classificatórias, deixando os dez melhores na categoria Feminina e mais dez na Mirim/Infantil para fazer a grande final na noite de encerramento, dia 13/04.

Campeã em Barretos 2013, em Americana 2012, finalista do Campeonato Nacional de Três Tambores ANTT, entre muitos outros títulos, Rafaela Fortunato, de Americana, SP, foi a melhor na categoria Feminina. Ao marcar 12s943 no domingo, montando Miss Dash Wars, ela somou 39s742 e ganhou a moto ‘zero’ km.

Em segundo lugar ficou Kelly Caroline (39s800), seguidas por Isabela Rosolen (40s283), Lis Guerreiro (40s623) e Anne Dantas (40s839).

Na Mirim/Infantil, outra amazona acostumada às vitórias, Manuela Braga, de Espírito Santo do Pinhal, SP, fez bonito na arena de Sumaré. Montando Mister, ela somou 40s785 e comemorou muito com os pais e os amigos.

Em segundo lugar ficou Vitória Pelissom (40s811), em terceiro André Junior (40s596), em quarto Pedro Henrique Lanza (41s173) e em quinto Giovana Gotardi (41s548).

Carneiro

O projeto ‘cowboys do futuro’, que leva para arena o rodeio mirim em carneiros, onde é tudo igual a uma competição de montaria em touros normal, só que em menor escala. Eles também têm juiz, salva-vidas, locutor e muita segurança, mas montam em carneiros, traçando um futuro, quem sabe, nos melhores rodeios do Brasil.

Com muita emoção e a torcida do pessoal na Área VIP, Camarotes e Pista, Gledson Medeiros, 8 anos, de Sumaré, venceu a disputa e recebeu, todo sorridente, uma bicicleta de prêmio. Kauã foi o segundo colocado, tendo como companheiros no pódio ainda Gabriel em terceiro, Breno em quarto e Vitor Hugo em quinto.

O evento teve o patrocínio de AVM Imóveis e Goodbom Supermercados.

Luciana Omena
Mtb 74833/SP
(11) 4338-3480/(11) 9624-0915 / (11) 7838-0306 / ID 37894*6
MSN
lucianaomena@hotmail.com – Twitter @luomena