Selaria HW Leather(Veronica Formigoni)-12/05/2014

A marca de Frederico Werneck nas pistas de laço no mundo

Há 10 anos Frederico Werneck resolveu que queria uma sela melhor, do mesmo nível das americanas e iniciou um projeto para fabricar a sua própria sela, mas não foi tão simples como ele pensava.

“Eu tinha sete selas e gostava de uma coisa em cada uma delas, então pegando esses detalhes comecei a fazer a minha sela achando que seria fácil. Meu Deus! Não deveria ter começado, a sela que eu achava que era perfeita estava a 10 anos luz de ser quase perfeita, mas aí o que me ajudou muito foi morar nos EUA, eu aprendi que eu tinha 25 anos de laço e achava que entendia de sela,” comenta Werneck.

Com passar do tempo e participando de quase todas as provas de laços, observando os cavalos foi aprendendo e colocando em prática tudo que observava, aperfeiçoando a sela, até chegar na sela ideal para se laçar.

Hoje ele tem uma selaria no Brasil com a marca HW Leather  junto com o sócio Henrique Cardoso e só fabrica selas por encomenda, o trabalho é bem minucioso, tem que ver o cavalo estudar a estrutura dele do competidor, pra fazer um produto personalizado e ideal para competição.

“O diferencial dela é a personalização, cada pessoa tem um jeito de montar diferente, o cavalo é diferente, tem cavaleiro que prefere o assento mais raso, mais fundo. A sela é personalizada para o cavalo e cavaleiro, a gente olha o cavalo do cliente e fala se ele precisa de uma sela seis e meio ou seis três quarto, são várias medidas. O tamanho da pessoa influência como a sela é construída, a modalidade também, a sela de Team Roping é completamente diferente da de Bezerro, são vários fatores, e isso é o diferencial. E quem nos ajudou muito foi  Dom Leson com quem trabalhamos mais de 4 anos  no desenvolvimento de nossas selas, e este foi o maior e melhor  investimento que fizemos ao longo de nossa carreira, pois ele é considerado o melhor seleiro do mundo,suas selas vão de U$ 5.000,00 a U$ 25.000,00,” explica.

Depois de 10 anos tentando introduzir a selaria HW no mercado americano, a marca é reconhecida, e o prazo de entrega para uma encomenda é de um ano, pois tudo é feito artesanalmente, o custo de uma sela vai de U$3.5mil a U$ 5.5mil, mas para quem compra aqui no Brasil o custo é menor, pois não tem imposto e transporte, porém a matéria prima utilizada é toda importada.

“Hoje graças a Deus a minha sela é reconhecida, estou junto com as selas de ponta dos EUA, porque antes quando a gente falava que a sela era do Brasil, fechavam as portas, porque teve muitas coisas  enviadas para lá,” expõe Frederico Werneck.

A selaria LW Leather fica localizada na Rua: Antônio da Cunha Leite, 1921, no bairro do Portão, em Atibaia/SP.

Para mais informações e encomendas pelo (11)4416-7714 ou pelo e-mail fred.werneck@hotmail.com .

Verônica Formigoni
jornalista

Editora Passos
(15)99101-7747/ (15)98108-7724/ (14)99644-5605
veronica.formigoni@hotmail.com
www.editorapassos.com.br