Retrospectiva 2013 NBHA Brazil: Um ano repleto de conquistas e realizações(Camila Oliveira)-24/12/2013

Títulos Mundiais, novas parcerias e o início de vários projetos marcaram o ano da NBHA Brazil, que já aguarda 2014 com grandes expectativas.

O ano de 2013 foi um grande marco para a história da NBHA Brazil, que além de dar partida em novos projetos, colaborou para levar o Brasil a um novo patamar nos Três Tambores mundialmente.

Em março, a entidade enviou ao Panamá sua delegação para participar do NBHA Panama Barrel Racing World Cup 2013. O time brasileiro foi formado por Abelardo Peixoto e Abelardo Júnior, um feito inédito, já que pela primeira vez pai e filho correriam juntos num evento mundial da NBHA. Após liderar as provas por dois dias consecutivos, a equipe terminou a competição como Reservada Campeã obtendo a média de 73,443 segundos.

Uma das novidades de 2013 foi justamente a entrada de Abelardo Peixoto na NBHA Brazil, como diretor executivo. Abelardo traz para a organização seus mais de 35 anos de experiência no meio do cavalo, com intuito de fomentar ainda mais a modalidade. Outra novidade veio em meados de Junho, quando a entidade inaugurou seu novo site, visando fortalecer a comunicação com o público e trazer as novidades e projetos.

Em Julho, mais uma vez a NBHA Brazil embarcou rumo a outro evento Mundial de Três Tambores, dessa vez o NBHA Youth World Championship. Sofia Delchiaro representou o Brasil na competição, classificando-se no 2D, na frente de mais de 900 competidores. Em Agosto, foi a vez do Brasil ser  sede de uma prova internacional, o V Brazilian Open Championship, Mundialito que contou com a participação de 12 países. Na ocasião, a equipe brasileira foi formada por André Coelho e José Júnior, após a realização da seletiva para classificar quem seriam os representantes, ocorrida na 4ª Prova do Rancho Mariana em Junho. No mundialito, o Brasil manteve boa performance, resultando no título de Reservados Campeões, ao obterem a somatória de 72,304 segundos na final.

No mês de Setembro teve início o Circuito Barrel Race, campeonato que passou a ser o Distrito NBHA na Grande São Paulo. Com uma bolsa em dinheiro ao fim do campeonato e premiações até o 3ºD, o Circuito iniciou com pé direito, atingindo seu objetivo de realizar provas com cerca de 300 a 400 inscrições. Junto com o lançamento do Circuito, mais duas novidades vieram na bagagem: a inauguração do novo Ranking de ganhos da NBHA, para provas oficiais ou oficializadas pela entidade e a vaga para o Mundial nos EUA em 2014, pois após o encerramento do Circuito Barrel Race, o competidor mais pontuado na somatória das categorias Aberta Júnior e Aberta Sênior se classificará para representar o Brasil durante o Campeonato Mundial NBHA na Geórgia em 2014. Lembrando que a NBHA Paraná também estará realizando uma classificatória como fomento para a modalidade de três tambores e classificará um competidor para representar o Brasil no Mundial da Georgia.

No mês de Outubro, a NBHA colocou em prática mais uma iniciativa para fomentar os Três Tambores, dessa vez na região Nordeste. Em parceria com Alexandre Fontelles, diretor da Federação Equestre do Ceará, foi realizada uma seletiva para compor o time brasileiro que embarcaria para o Mundial NBHA na Geórgia (EUA) em 2013. Após a realização da prova do NCCT e Expo ECE, Géssyca Moraes foi a classificada para representar o Brasil, dando visibilidade e força ao Tambor no Nordeste. Mas antes do Mundial na Geórgia, muitas emoções abalaram os amantes do Tambor no Brasil.

Na segunda semana de Outubro, mais uma delegação NBHA Brazil foi formada para embarcar até a China. A equipe composta pelo presidente da NBHA Brazil Marcelo Delchiaro, pelo Juiz AQHA Kenny Knowlton e pelos competidores Bruna Tedesco Cortelini e Matheus Machado Costa partiu para participar do IBHF World Cup, um dos maiores eventos internacionais da modalidade já realizado, com a participação de 22 países. Cheio de confiança, o time do Brasil não podia ter tido um resultado melhor. Bruna e Matheus fizeram bonito ao longo das provas e na Final deram um show. Matheus registrou 15.875, que foi o menor tempo de todo o evento, e Bruna marcou 16.066 que foi o terceiro melhor tempo. Com essa apresentação arrebatadora na finalíssima, a vitória brasileira estava garantida. O Brasil foi o Campeão Mundial do IBHF World Cup 2013, um título dos mais valiosos nos Três Tambores. Vale ressaltar que em 2016, ano das Olímpiadas no Brasil, o país será a sede de mais um IBHF World Cup.

Quase iniciando o mês de Novembro, menos de 20 dias depois da festa pelo título conquistado na China, a NBHA Brazil embarcava mais uma vez. O destino era a Geórgia, nos Estados Unidos, para participar do NBHA World Championship 2013. O grupo foi composto pela vencedora da seletiva do Nordeste Géssyca Moraes, André Coelho e Valdir Figueiredo, capitaneados por Marcelo Delchiaro. Contagiado pela vitória recente na China, o time brasileiro realizou uma performance de alto nível na prova, que foi coroada com nada menos que mais uma grandiosa vitória de nível mundial. O Brasil garantiu o título também na Geórgia e escreveu seu nome mais uma vez na história do Tambor. Com isso, foram dois títulos mundiais conquistados em menos de 20 dias. Um feito único que consagra o país como o atual nº 1 do mundo nos Três Tambores.

Depois das vitórias inesquecíveis e realizações importantes para a modalidade, a NBHA Brazil não para e já toma fôlego para o ano que está por vir. O ano de 2014 promete ser tão marcante quanto o de 2013, incluindo além das competições internacionais que participará, os projetos realizados pela entidade. Entre eles, a Super Semana dos Três Tambores. O evento acontecerá nos dias 16 a 21 de Junho, no Haras Raphaela em Porto Feliz-SP. Serão realizadas diversas atividades e provas, entre os destaques estão o 2º Panamericano da NBHA Brazil, uma disputa entre diversos países da América Latina e a já consagrada Copa dos Estados. Ocorrerá ainda a 1ª Prova de Três Tambores da NBHA Brazil, aberta a todos os competidores que premiará com mais de R$ 100 mil. E acontecerá também o Special Slot Race, exclusivo para potros de geração 2010 com mais de R$ 180 mil em prêmios. A Super Semana dos Três Tambores promete ser um dos maiores eventos da modalidade no país.

A NBHA Brazil encerra 2013 com a sensação de dever cumprido e já espera 2014 com grandes expectativas. Trabalhar pelo crescimento do Tambor e de sua vitalidade é o compromisso da entidade, que espera promover muitas outras realizações num futuro próximo. Para mais informações sobre os projetos da NBHA Brazil e demais novidades, acesse o portal da NBHA Brazil no endereço www.nbhabrazil.com.br.

Camila Oliveira
www.assessoriapontes.com.br