PROVA DE MARABÁ-PA TEM ALTO NÍVEL TÉCNICO E É SUCESSO DE PÚBLICO NO PARQUE DE EXPOSIÇÕES(Luis Almeida)-06/06/2014

Realizada entre os dias 30 de maio e 01 de junho, a II Prova de Tambor e Baliza de Marabá-PA contou com a presença de uma grande e entusiasmado público que vibrou intensamente com o alto nível técnico das passadas dos competidores na baliza e no tambor, transformando a competição dessas modalidades a grande atração da exposição ali realizada.

Com organização impecável do Haras Fazenda Salua, comandado por Beto Basílio, seu proprietário, com a ajuda inestimável do Jimmy Simpison, Diretor da Expoama, que a todos atendia gentilmente, além do apoio do Sindicato de Produtores Rurais de Marabá-PA através de seu Presidente Mirandinha, a festa foi elogiada por todos os participantes locais e dos diversos estados como Maranhão, Ceará e Tocantins que se fizeram presentes nesta I Etapa do Circuito Paraense 2014 e ainda II Etapa do Circuito Norte e Nordeste NBHA.

Já na sexta-feira, com uma belíssima abertura, onde mais de 40 cavalos adentraram a pista, pode se notar que havia no ar um clima diferenciado que anunciava grandes emoções quando se iniciassem as competições logo depois.

E não foi preciso esperar muito: já nas provas de baliza, os campeões deram show, com um destaque especial para o cavalo Baron Bruby do Haras 4 Irmãos que venceu 4 das 5 categorias que disputou, como se vê nos resultados abaixo:

BALIZA KIDS – KAUE MARINHO X HAPPY LUCK – 23,024 s – RANCHO CORAÇÃO AMIGO – IMPERATRIZ – MA

BALIZA INICIANTE – MIKAELA FONSECA X LORO JOSÉ – 27,821 s – HARAS BEATRIZ – AÇAILÂNDIA – MA

BALIZA ABERTA – LINCOLN GIMENEZ X BARON BRUBY – 21,867 s – HARAS 4 IRMÃOS – RAPOSA – MA – MELHOR TEMPO DA BALIZA

BALIZA JÚNIOR – LUIS GUILHERME ALMEIDA X BARON BRUBY – 22,614 s – HARAS 4 IRMÃOS – RAPOSA – MA

BALIZA JOVEM – PAULO PEREIRA X GUARANI BABE – 24,200 s – HARAS BEATRIZ – AÇAILÂNDIA – MA

BALIZA FEMININO – MAGELA ADRIANA X BRONZE – 27,638 s – CHIBATA RANCH –PARAUAOEBAS – PA

BALIZA AMADOR – LUIS ALMEIDA X BARON BRUBY – 23,375 s – HARAS 4 IRMÃOS – RAPOSA – MA

BALIZA MASTER – LUIS ALMEIDA X BARON BRUBY – 22,849 s – HARAS 4 IRMÃOS – RAPOSA – MA

Logo após a Baliza, a pista foi preparada para a categoria baby de três tambores, iniciativa brilhante da direção da prova, contando a participação de muitas crianças que deram um verdadeiro espetáculo nas 36 passadas dadas com garra e destreza. O grande campeão foi Rafael Basílio montando Professor que cravou o tempo de 21,418 s representando o anfitrião o Haras Fazenda Salua.

Finalizando a noite, a categoria aberta de tambor foi revestida de grandes disputas que só foram encerradas após a última passada da noite, sagrando-se campeão o paulista Bruno Neves e Tempest Dash representando o CT Beto Neves e o Haras Fazenda Trapiá de Jaguaribe – Ceará, tirando na última passada a liderança do maranhense Hugo Almeida x Della Delle MA do Haras 4 Irmãos – MA.

Essa emocionante disputa ocorrida na aberta foi repetida em várias outras categorias, onde a cada passada o público se levantava para verificar a possibilidade de superação dos tempos por conta da vontade e habilidade de todos os competidores envolvidos. E esses foram os resultados das categorias de tambor corridas na sexta e no sábado:

TAMBOR ABERTA – BRUNO NEVES X TEMPEST DASH – 17,625 s – HARAS FAZENDA TRAPIÁ – JAGUARIBE – CE

TAMBOR MASTER – LUCIANO VILELA X ROCKY DOC  – 19,143 s – FAZENDA ARAGUAIANA – ARAGUATINS – TO

TAMBOR FEMININO – ELENIR FORTE X TEMPEST DASH – 17,650 s – HARAS FAZENDA TRAPIÁ – JAGUARIBE – CE

TAMBOR DERBY – BETO NEVES X PLAYBOYS FAME EK – 18,127 s – CT BETO NEVES – FORTALEZA – CE

TAMBOR KIDS – GILBERTINHO FILHO X XERIFE – 19,183 s – HARAS HOTEL FAZENDA PARAÍSO – MOSQUEIRO – PA

TAMBOR JOVEM – HUGO ALMEIDA X DELLA DELLE MA – 17,849 s – HARAS 4 IRMÃOS – RAPOSA – MA

TAMBOR PRINCIPIANTE – RODOLFO CAVALCANTE X GUARANI BABE – 18,996 s – HARAS BEATRIZ – AÇAILÂNDIA – MA

TAMBOR JUNIOR – BRUNO NEVES X TEMPEST DASH – 17,434 s – HARAS FAZENDA TRAPIÁ – JAGUARIBE – CE – MELHOR TEMPO DA PROVA

TAMBOR AMADOR – THIAGO PEREIRA X SAVANA FAILAS GAMAY – 18,231 s – HARAS SÃO FRANCISCO – ACARÁ – MA

E, no domingo, último dia de prova, as emoções foram cedo para a pista com um sensacional tira-teima com 190 inscrições, um dos maiores já realizados no Estado do Pará. Logo na terceira bateria, em sua única inscrição na categoria o conjunto Luis Guilherme Almeida x Della Delle MA cravaram sensacionais 17,457 s e, mesmo após brilhantes passadas de seus adversários, mantiveram a liderança e levaram para casa a Moto Honda Bross 0 KM de premiação. O público presente não arredou pé antes da finalização da prova e após 4 horas  e meia de empolgante disputa aplaudiu de pé o jovem campeão de apenas 12 anos do Maranhão, sendo esse o resultado oficial do Tira-Teima:

TAMBOR TIRA-TEIMA: LUIS GUILHERME ALMEIDA X DELLA DELLE MA – 17,457 s – HARAS 4 IRMÃOS – RAPOSA – MA

Após o encerramento da prova, foram distribuídas as premiações aos classificados, recheando o belo pódio instalado no camarote com esses bravos competidores que engrandeceram a festa, retribuindo com belas passadas a acolhida fantástica que tiveram dos organizadores do evento.

A certeza do dever cumprido, com mais de 725 inscrições efetivadas e a quantidade de elogios recebidos dos atletas visitantes só prenuncia uma festa ainda maior no ano que vem, tornando a cidade de Marabá um local de encontro e confraternização dos tamborzeiros e balizeiros de todo o Brasil.

Os resultados completos da prova estão no site www.midiacountry.com.br que foi o responsável pelo gerenciamento da prova através do sistema PEGASUS.

Luis Almeida