MARANHÃO INICIA A PRIMEIRA SEMANA MARANHENSE DO CAVALO COM NOVOS RECORDES NO TAMBOR E BALIZA(Luis Almeida)-13/02/2014

De 18 a 26 de Janeiro de 2014, a ATBM – Associação de Tambor e Baliza do Maranhão e o Haras 4 Irmãos promoveram a SMC – SEMANA MARANHENSE DO CAVALO, evento que pretende se tornar a grande festa anual do cavalo no Estado do Maranhão.

Com a presença do renomado palestrante Aluísio Marins, Reitor e Proprietário da Universidade do Cavalo, trazido através da parceria com o Red Donkey Centro Equestre, a SMC foi iniciada nos dias 18 e 19 com brilhante curso sobre controle de cavalos de esporte e passeio, com ênfase em rédeas, embocaduras e exercícios práticos. Com a casa lotada, os alunos puderam aprender, reciclar e aprimorar seus conhecimentos, sendo a opinião geral de todos que foi um dos melhores cursos já ministrados em nosso Estado.

Para abrilhantar o início da festa, houve no domingo, dia 19, uma cavalgada na Avenida Litorânea em São Luís-MA, onde cerca de 30 cavalos do Haras 4 Irmãos e do Centro de Equoterapia da Polícia Militar chamaram a atenção dos banhistas e demais frequentadores das praias para a beleza e imponência dos animais. Essa iniciativa teve ampla cobertura dos canais de televisão e ficou como uma semente para futuras grandes cavalgadas nos próximos anos da SMC.

Mas, o mais emocionante ainda estava por vir. Durante a semana, com a chegada dos diversos estados que vieram prestigiar o evento, como a Bahia, o Pará, o Ceará, Pernambuco, o Piauí, o Tocantins, além das delegações maranhenses de Açailândia e Imperatriz, todos trazendo animais e ainda de representantes do Paraná e de São Paulo, que correram com animais cedidos, o local do evento ficou repleto de caminhões e modernos trailers, num clima de companheirismo e expectativa entre todos os presentes que pareciam antever o grande espetáculo que estava por vir no Haras 4 Irmãos.

E, valeu a pena! Além do temporal grande que caiu na noite de sexta-feira, e que não atrapalhou a festa, uma chuva de recordes desabou na arena do Haras 4 irmãos, com novo recorde de inscrições contando com cerca de 1186 passadas, novo recorde de tempos na casa de 17 s, cerca de 112 válidos, sem contar com SAT`s e tambores derrubados.

Como destaques podemos começar falando do Haras Trápia do Ceará que ganhou as categorias aberta e feminina com Elenir Forte e Tempest Dash, com 17,466 e 17,709 s, respectivamente, além da Junior com Beto Neves e Rosita Zorrero com 17,488 s em sensacional disputa com o maranhense Luis Guilherme Almeida e Time for Trouble do Haras 4 irmãos que cravou 17,495 s. Na categoria Exibição, o destaque foi para Pernambuco com Joseildo João e Relâmpago do Rancho Horizonte que cravaram 17,391 s. Também dos conjuntos do Haras Maranata que fizeram bonito na baliza e no tambor se sagraram campeões nas categorias Jovem e Amador com Diego Pereira e Galant Brown com 17,590 s e Diogo Pereira e Marlin Cody Sma com 17,528 s. Na iniciante tivemos como vencedora a baiana Maria Gabriela que com Mactub Whiz cravou um 17,900 s na categoria em acirrada disputa com a maranhense Adriana Medeiros com Second Times do Haras 4 Irmãos que cravou um 18,136 s numa belíssima passada. E, na Kids, grande foi o show dado pelas crianças que já na baliza, vencida por Ítalo Britto com Cadd To Keys do Haras 4 irmãos com 21,350 s, anteciparam o que viria no tambor, onde, também um baiano, o pequenino Isaac Cardoso com um 17,801 s, que deu show nas pistas tanto montado quanto nas demonstrações de dança country. Na categoria Master o grande vencedor foi Luciano Vilela de Araguatins – Tocantins que com sua Weekend Dancer cravou seu primeiro 17 com 17,865 s e levou para casa a moto 0KM de premiação.No Derby, a vitória foi de André Costa e Manu Fire do CT Chácara Valente com 17,592 s, haras que ainda levou o segundo e terceiro lugares na categoria.

Porém, no domingo, 26, dia de encerramento do evento, mais emoções ainda estavam reservadas com o tira-teima que registrou quase 300 inscrições!

Começando com uma grata surpresa em grande parte da prova de Lucas Pereira e Hobby Leo do Haras São Francisco do Pará com 17,386 s, que lideravam a listagem das primeiras passadas, encerrada com o sensacional tempo de Lincoln Gimenez e Mr. Doc Shady ESF do Haras 4 Irmãos que cravaram 17,242 s tomando a liderança. E, quanto todos pensavam que tudo estava definido, já no final das segundas passadas, em uma exibição perfeita, Elenir Forte e Tempest Dash do Haras Trápia arrebataram a liderança com 17,134 s. E, não ficou por aí, pois logo em seguida Joseildo João e Relâmpago do Rancho Horizonte alcançaram 17,135 s ficando a um milésimo da marca que estava na liderança. Com todos acreditando que ainda podia haver mudanças na liderança e toda a plateia vidrada na pista, eis que entra Tácito Pereira com Wind Ta Fame do CT Chácara Valente que com incríveis 17,090 s assegura o título de campeão do melhor tira-teima já realizado em terras maranhenses!

E, depois tudo virou festa com a entrega das premiações e a presença de uma dupla sertaneja que animou a galera em uma resenha animada que foi até altas horas!

A certeza de todos foi de que o Maranhão está na vanguarda do tambor e baliza no Brasil e, junto com os demais estados do norte e nordeste que aqui compareceram, ajudando a tornar nossa região auto-sustentável nessas modalidades o que é de suma importância para nossos competidores.

Outro ponto a destacar refere-se à performance dos atletas e dos cavalos, não só do Ceará, ganhador de 3 categorias e de Pernambuco, que ganhou a Exibição e ficou com a moto 0KM de melhor somatória de 1D, mas de todos, a exemplo do Piauí que pode comemorar seu primeiro tempo de 17 s com Francisco José (Zezé) e Pep Ta Fame, além dos resultados expressivos da Bahia, vencendo também em 2 categorias, do Pará, do Tocantins e dos representantes do Paraná e de São Paulo.

Mas, sem dúvida, o balanço foi ainda mais positivo quando se verificou após a prova que o Maranhão hoje detém os recordes das raças appaloosa, paint horse e quarto de milha do norte e nordeste, respectivamente com os conjuntos Luis Guilherme Almeida e Rick Handful JBF, com 17,031 s, Rafael Leite e Eternaly Lady com 17,329 s e Tácito Pereira e Wind Ta Fame com 17,090 s.

Sobre tal cenário, assim se manifestou Abmael Grangeiro, Presidente da ATBM no encerramento do evento: nada melhor do que encerrar um evento com a certeza de que podemos todos comemorar juntos os grandes resultados obtidos aqui. A presença de nove estados em nossa festa só vem ressaltar a importância crescente do Maranhão no cenário regional e nacional. E, os recordes alcançados aqui, sejam de inscrições, quase 1200, sejam de tempos na casa de 17 segundos, quase 120, só demonstram que o investimento feito pelos haras maranhenses em pistas a exemplo dessa, sem dúvida entre as mais rápidas do Brasil, em animais de qualidade e, principalmente, em treinadores e competidores está dando certo. E, vale a pena lembrar que tudo isso começou recentemente, em novembro de 2008, com a fundação da ATBM capitaneada então pelo nosso hoje anfitrião Luis Almeida, a quem presto mais uma vez uma homenagem pelos grandes serviços que presta ao tambor e baliza do Maranhão, antes como fundador e dirigente máximo de nossa associação, hoje como proprietário do Haras 4 irmãos, onde se realizam a maioria das etapas do nosso VI circuito, colaborando sempre com a nossa luta por, cada vez mais, fazer crescer o nosso esporte no Maranhão!

Luis Almeida, em agradecimento emocionado ao depoimento do Presidente Abmael ressaltou que todos estavam de parabéns pela festa e pelos resultados, lembrando que nesse evento estava contando com o apoio de amigos como Zé Ceará, Gonçalves, Pedro Pereira, Eli Marinho, Kelly e Nilton da Unibens e também do sempre presente Abmael Grangeiro que no já tradicional grupo de amigos se cotizaram para garantir parte da premiação. E finalizou: “Esse é um dos exemplos que acredito que deve ser seguido pelos demais estados do norte e nordeste: provas em conjunto fazem com que todos possam participar e a união faz com que o fardo seja mais leve para cada um. Esse, sem dúvida, é o diferencial de nossa festa: é um evento feito por amigos para receber bem todos que aqui nos prestigiaram como sua presença.”

E, ano que vem tem mais: SEGUNDA SEMANA MARANHENSE DO CAVALO de 17 a 25 de Janeiro de 2015!!!!!

Resultados:

WWW.SGPSISTEMA.COM

WWW.SGPSISTEMA.COM/?PAGE=MAINRES&EVT=371


Luis Almeida

ATBM (Associação de Tambor e Baliza do Maranhão)