Entrevista com Décio Talon-14/02/2013.

Entrevista com Décio Talon-14/02/2013.

Numero um ABQM 2012 3 tambores (por pontuação) e recordista potro do futuro 6 balizas ABQM.

-Nome completo:
Décio Gaspar Talon

-Apelido:
Décinho

-Idade:
23 anos

-Cidade onde nasceu:
Sáo Paulo capital

-Profissão:
Formado em direito mas por opção é treinador das modalidades de 03 tambores e 06 Balizas.

-Representação:
CT Santo Antonio e Haras Santo Antonio ( Bauru- SP)

MC- Esporte que pratica/treina:
DT- 03 Tambores e 06 Balizas.

MC – Qual a comida que mais gosta?
DT- Churrasco e risotos de diversos tipos

MC – Gosta de filmes? Qual tema?Qual o melhor que já assistiu?
DT- Sim, gosto de filmes de comédia e medieval, gosto da série Crepusculo.

MC – Gosta de musicas?Qual estilo?Qual banda?Qual musica?
DT- Sim, musicas Sertanejas Universitarias. Gosto de Victor e Leo, Luan Santana, Fernando e Sorocaba, etc.

MC – Qual o time que torce?
DT- Corinhtians.

MC – Qual a cidade que mais gosta?
DT- Gosto de Bauru, onde tenho meu centro de treinamento.

MC – O que faz quando esta em casa?
DT- Assistir filmes e dormir.

MC – Qual a melhor festa do ano?
DT- Não sou muito de festas. Festa para mim é um bom churrasco rodeado de amigos.

MC – Como começou a competir/treinar?
DT- Começei a competir com 7 anos de idade sendo sempre incentivado pelos meus pais. Na época tínhamos uma condição financeira bastante favorável e meu pai investia bastante no esporte. Comecei a treinar com Vaguinho o qual tive a oportunidade de aprender a mexer e a correr provas em um nível alto de competição. Foram 10 anos montando com o Vaguinho. Quando tinha 17 anos de idade o meu pai começou a ter problemas financeiros e eu fui obrigado a vender meus cavalos. Para continuar estudando em escolas de qualidade e me bancando sem parar com o esporte decidi virar treinador. Tive o apoio de grandes criadores da raça que me acompanharam ao longo da carreira jovem. O incentivo destes em especial do Dr Marcos Freitas e Daniel Freitas me fizeram ser um treinador de qualidade na modalidade. Sou muito grato a eles por apostarem na minha capacidade quando resolvi virar profissional.

MC – Porque escolheu essa raça?
DT- Desde menino sou apaixonado por velocidade e a modalidade de 3 tambores exige alem de velocidade habilidade. Descobri que a melhor raça para o esporte era o Quarto de Milha. Por isso a escolha foi montar cavalos desta raça.

MC – Porque esse esporte?
DT- O esporte exige muita disciplina e é baseado em detalhes que temos que aprender a trabalhar em grande velocidade. Eu adoro adrenalina e velocidade. Por isso a escolha do esporte.

MC – Quem iniciou a sua carreira
DT- Vagner Simionato (Vaguinho) costumo chama-lo de  meu “mestre” pois alem de me iniciar na modalidade e me ajudar na formação como profissional até hoje me acompanha e esta sempre comigo.

MC – Quantas horas de treinamento?
DT- Quem treina cavalos costuma não ter hora para treinar, eu costumo montar o dia todo. O necessário em cada animal. Até terminar de motar todos eles. Mesmo que tenha que ficar até altas horas da noite montando.

MC – Quem é seu ídolo?
DT- Vagner Simionato.

MC – Animal inesquecível?
DT- Dficicil qualificar só um. Vou qualificar os que me ajudaram na formação como profissional. Quando novo foram Shady By Creek, Invicta Proud KRB e Summer SHady. E uma egua que é até hoje bastante especial para mim se chama Bilinha Red que foi a primeira que fiz como treinador e hoje é uma das referencias no esporte Brasileiro.

MC – Qual o melhor competidor atualmente?
DT- Marcos Monzinho, o melhor com os cavalos de corrida.

MC – Qual o melhor treinador atualmente?
DT- Não tenho como qualificar apenas um, existem alguns treinadores que fazem realmente a diferença com diversos estilos de treinamento, cada um com sua qualidade técnica. Mas dentre eles estão Claudio Silva, Marcos Monzinho, Vagner Simionato. Para mim os três mais experientes e os quais devemos nos espelhar. Nos que somos os treinadores da nova geração.

MC – Titulo inesquecível?
DT- Ganhar o Campeonato nacional na aberta com uma potra de 3 anos de idade. Nem se quer tinha corrido o potro do futuro ABQM ainda. Com mais de 200 competidores classificou em primeiro e manteve a primeira colocação na final.Bilinha Red é o nome dela.
Outro Momento inesquecível em minha carreira foi dar o meu primeiro 16s no tambor.

MC – Qual o segredo para esse desempenho?
DT- Trabalho, dedicação, garra, vontade de vencer e uma equipe muito bem formada e que vive em prol dos seus resultados, desde aquele que trata o cavalo até aquele que coloca a sela e leva na pista.
Outra coisa que faz a diferença é ter uma base que investe no seu trabalho. Hoje tenho grandes parceiros no meio que mandam cavalos para mim . Sei que parte de seus sonhos estão em minhas mãos e eu me cobro muito para que esses sonhos se tornem realidade.Gostar do que faz é o maior segredo. O que mais gosto é fazer novos cavalos e torna-los revelações no esporte.

MC – Qual seu sonho?
DT- Meu maior sonho é continuar vencendo todo ano. Meu sonho se renova todo ano. Meu sonho é no próximo ano me superar ainda mais.

MC – Qual a palavra ou frase que você leva consigo?
DT- “O MEDO DE PERDER TIRA A VONTADE DE GANHAR”.

MC – Agradecimento.
DT- Agradeço aos meus clientes que investem no meu trabalho e me ajudam a construir os resultados que tenho, agradeço a minha equipe e a minha família, ao Haras Santo Antonio( Dr Marcos e Daniel Freitas), a Deus pois sem ele eu não seria nada.

MC – Obrigado e sucesso.
DT- Obrigado. Eu que agradeço a oportunidade de poder compartilhar com as pessoas uma parte da minha vida.

Décinho Talon