ANCR encerra 2014 mais forte do que nunca.(Luciana Omena)-22/12/2014

Em ano de Jogos Equestres Mundiais esporte aumentou sua visibilidade

Em abril deste ano a Associação Nacional do Cavalo de Rédeas completou 25 anos, comemorados em grande estilo com o encerramento da temporada, festa de confraternização e uma retrospectiva com fotos que emocionou a todos. Um dos grandes destaques da temporada foi o crescimento e profissionalização dos núcleos.

A ANCR tem 11 Associações Regionais – Acre/Rondônia, Brasília, Rio de Janeiro, Centro Oeste, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo Anhanguera e São Paulo Castello Branco, e a recém formada no Uruguay. As provas dos núcleos regionais tiveram, segundo o atual presidente Francisco Moura, crescimento de inscrições e valor de premiação.

“A ANCR distribuiu mais de meio milhão de reais em prêmios este ano e a modalidade, contando com a premiação dos regionais, mais de um milhão na temporada. São números surpreendentes e que mostram estarmos no caminho certo”, comentou o presidente empossado em agosto.

Outro destaque da temporada foi o Programa de Nominação, que iniciou sua distribuição no Potro do Futuro 2014, mostrou sua força aumentando a premiação significativamente e distribuindo mais de 100 mil reais em dinheiro na premiação. “Nossos cavaleiros e cavalos são conhecidos e respeitados nos Estados Unidos (berço da modalidade) e nossa aproximação com a NRHA nos ajudará muito no futuro da modalidade no Brasil.”

Além da premiação, maior visibilidade internacional e do fortalecimento das associações, a importação de grandes garanhões focados na modalidade servirão para melhorar ainda mais a genética do plantel brasileiro e darão um ‘up’ na qualidade dos cavalos que iniciarão seu treinamento.

Com participação nos Jogos Equestres Mundias 2014, na França, a Rédeas mostrou que está bem preparado dentro da pista, com qualidade de animais para não fazer feio lá fora. “A modalidade está no seu melhor momento, cresce no Brasil em todos os indicadores – sócios, premiação, provas e núcleos -, pessoas novas iniciando na modalidade, investidores buscando genética de Rédeas para profissionalizar o plantel e melhorar a performance. Evoluímos em relação a ultima participação nos Jogos, colocando dois cavalos na final individual, e disputamos com os melhores do mundo, conseguindo representar bem o Brasil.”

Com o término do ano, a diretoria, que assumiu a ANCR até 2016, fez um apanhado de todas as ações que precisam ser executadas nos próximos meses. Segundo Chico Moura, a expectativa é para um ano de muito crescimento para modalidade. “A ANCR mantém seu compromisso com a valorização do esporte no Brasil e o empenho com a qualidade dos trabalhos realizados. A confiança depositada e o reconhecimento da Associação são estímulos para continuarmos em busca do melhor para o esporte.”

Para 2015 a meta é deixar as provas oficiais ainda mais atrativas. As datas já foram definidas: Derby – 4 a 8 de março de 2015; Potro do Futuro e Campeonato Nacional – 3 a 9 de agosto; Super Stakes – 4 a 8 de novembro. Todas na Fazenda Barrinha, em Espírito Santo do Pinhal, SP. Novidades como o resgate do ANCR Celebrity, levando uma celebridade de fora do cavalo para fazer provas de Rédeas, do Free Style, e do Leilão ANCR, e ainda melhorar na premiação e novos patrocinadores.

O investimento de criadores e proprietários em genética alia-se ao investimento pessoal, onde os profissionais buscam se reciclar sempre, tornando o Brasil uma potência no segmento.

Para saber mais sobre a modalidade www.ancr.org.br.

Luciana Omena
Mtb 74833/SP
(11) 4338-3480/(11) 9624-0915 / (11) 7838-0306 / ID 37894*6
MSN lucianaomena@hotmail.com – Twitter @luomena