AGENDA 21 a 23.03.2013 EQUITANA 2013(Luis Almeida)-25/03/2013

Começamos o dia 21 com uma surpresa dos organizadores da viagem. A Unibens e a Universidade do Cavalo levou o grupo até a Colônia, uma das mais importantes cidades da Alemanha, situada à margem do Rio Reno, onde podemos apreciar a sua bonita arquitetura, seus monumentos impressionantes e também a Catedral de Colônia, umas das maiores de todo o mundo.

Na parte noturna, nos esperava um show imperdivel: Pat e Linda Parelli! Ao contrário do tradicional espetáculo solo, Pat Parelli se apresentou com Cristopher Hees, treinador chefe da Federação Equestre Alemã, ligado à equitação clássica. Na apresentação, Linda Parelli dialogou cerca de 02 horas com Cristopher, intercalando entradas de cavaleiros de adestramento e do Parelli Team, buscando mostrar que a equitação natural e a clássica  próximas uma da outra e que podem se complementar, dando a Pat Parelli a oportunidade de demonstrar como conseguir um cavalo de adestramento feliz e saudável, através da explicação do seu método baseado no entendimento da linguagem e da personalidade dos cavalos.

O público numeroso que compareceu à arena principal, pode ver e entender perfeitamente (sendo o único show com tradução simultânea para o inglês) o paralelo entre as duas equitações, principalmente com a demonstração ao vivo de diversos cavaleiros e amazonas do adestramento que, junto com os números emblemáticos apresentados pelo Parelli Team, proporcionaram a todos a possibilidade de entender não só a máxima da equitação clássica, com as requintadas técnicas do adestramento, mas também e, principalmente, com a equitação natural em sua maior expressão: o cavalo feliz e saudável, respeitado em sua personalidade e compreendido através de sua linguagem é, sem dúvida, o melhor cavalo para qualquer modalidade equestre.

No dia 22, devido ao dia livre que a delegação teve, optamos por sair da Alemanha e irmos até Amsterdam, onde podemos conhecer essa maravilhosa cidade holandesa, com seus canais e sua intensa vida cosmopolita. Fomos de metrô até a estação central de Essen – Alemanha, onde pegamos o trem ICE 223 até Amsterdam, em cerca de 2.30 hs, comprovando a excelência e pontualidade dos transportes europeus. Uma curiosidade acerca de Amsterdam é que 35% do transporte e público, através de ônibus elétricos, aquáticos, trens, bondes e táxis aquáticos, sendo desestimulado a compra de carros particulares pelas particularidades da cidade.

No dia 23, todos à Equitana 2013, visto que seria nosso último dia completo de feira, posto que iremos viajar às 14 hs do dia 24.03 para Frankfurt onde pegaremos o voo para o Brasil. Novamente com o clima próximo a zero grau, o grande calor humano dos participantes dos espetáculos realizados em todos os pavilhões da exposição, além daqueles especialmente apresentados ao longo do dia na arena principal, mostraram porque essa feira é considerada a maior e melhor do mundo. Pudemos conhecer pessoalmente Linda e Pat Parelli, que gentilmente conversaram conosco em seu stand e demonstraram grande interesse pelo Brasil, ainda estivemos com Lorenzo e sua mãe que nos convidou para formarmos um grupo de 15 pessoas para se hospedar em sua pousada no sul da França, agendando um curso prático com o próprio Lorenzo, além de outras celebridades como Frederic Pinõn e sua bela esposa que foram bastante solícitos com nosso grupo de entusiasmados fãs.

Outra particularidade interessante da feira a ser comentada foi a divisão dos dias através de temas diferentes, sendo que 16 de março foi o dia da criança, 17 o dia da criação, 18 o dia do treino, 19 o dia dedicado à atrelagem, 20 o dia do cavalo de esporte, 21 o dia dedicado ao western, 22 o dia da equitação, 23 o dia do cavalo barroco e finalmente o dia 24 que é o dia de encerramento da feira, com um resumo de tudo o que lá aconteceu.

A Equitana é a maior feira equestre do mundo e é realizada a cada dois anos em uma área de 100 mil m² na cidade de Essen, Alemanha. Na edição, em 2011, a feira recebeu mais de  200 mil visitantes de 30 países, tendo quase 900 expositores e a exibição de  mais de mil cavalos de 40 raças diferentes. Os números da edição de 2013, com certeza, ultrapassarão os da última edição, mostrando todo o vigor e vitalidade do cavalo na Europa e resto do mundo.

Luis Almeida
Direto da Equitana 2013 para o midiacountry.