Adrenalina deve tomar conta na última etapa do Campeonato Estadual de Três Tambores.(Camila Furtado)-25/11/2014

Mais uma vez a Associação Tocantinense dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha (ATQM) estará fechando com “chave de ouro” o Campeonato Estadual de Três Tambores, com a realização da 4ª e última etapa do circuito de provas. Com a participação de vários competidores do Tocantins e até de estados vizinhos, a Associação busca incentivar e valorizar o esporte equestre, trazendo cada vez mais interessados para o meio que se mostra em constante desenvolvimento. A prova será realizada no dia 29 de novembro (sábado) no Parque de Exposição da cidade de Paraíso do Tocantins, a 63 km de Palmas.

A competição deve ser iniciada às 14h, devido á confraternização de encerramento que acontece às 19h, no mesmo dia e local. Pensando em valorizar os atletas, competidores iniciantes, criadores, treinadores e amantes do esporte equestre, a equipe da Associação estará realizando esta confraternização para unir o público, com a exposição da pontuação final de todos os competidores que participaram do evento, divulgando as atividades realizadas neste ano de 2014 com imagens das quatro etapas e entrega de premiação final.

Somente na última etapa, os competidores ficam cientes das colocações finais, já que a modalidade Três Tambores é uma prova de velocidade e a última pontuação, definida pelo tempo alcançado por cada conjunto formado por cavalo e cavaleiro é a que de fato, mostra a posição correta de cada participante nas sete categorias, além do Tira Teima que ofereceu as melhores premiações durante as quatro etapas. A premiação final será em dinheiro além da entrega de fivela caracterizada para os três primeiros colocados de cada categoria.

Para o presidente da ATQM, André Gaipo a Associação sempre busca valorizar seus participantes e incentivar quem ainda está começando, por isso a existência de várias categorias que separam competidores profissionais de iniciantes. “Nosso objetivo é trazer cada vez mais interessados para o esporte e pensando em incentivar os que ainda estão começando, a ATQM conseguiu premiar praticamente todas as categorias, o que traz mais valorização também para os iniciantes”, ressalta Gaipo.

A Associação se preocupa com todos os cuidados relacionados aos cavalos atletas, pensando nisso, a competição será como as demais, monitorada por um juiz de prova que avalia as exigências, de acordo com os critérios estabelecidos pela ATQM, com base no regulamento da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha (ABQM). O Regulamento Oficial estará com a equipe de organização do evento, disponível para consulta.

Três Tambores

Em uma pista própria para a realização da prova, o conjunto formado por cavalo e cavaleiro, deve contornar em alta velocidade, três tambores distribuídos em forma triangular na pista de areia. A saída e o retorno do cavalo são marcados por uma fotocélula que registra o tempo do conjunto, sendo o menor tempo, o campeão da prova.

Cada tambor derrubado durante o percurso penaliza o competidor em 5 segundos, no tempo final marcado pela barreira de lazer. Além disso, as provas de Três Tambores são monitoradas por um juiz, que avalia o cumprimento das regras dentro da pista e ainda preza pelos cuidados com os animais, garantindo punição para qualquer tipo de maus tratos.

Para mais informações acesse o site da ATQM, www.atqm.com.br ou entre em contato através do telefone abaixo.

Camila Furtado
Assessoria de Comunicação ATQM
(63) 9979 0366