3a.Prova de Tambor e Baliza de Rondon/PA(Luis Almeida)-16/07/2014

3a.Prova de Tambor e Baliza de Rondon/PA(Luis Almeida)-16/07/2014

RESULTADOS POR CATEGORIAS PROVA DO RONDON 2014 – RONDON-PA (Clique Aqui)

III PROVA DE TAMBOR E BALIZA DE RONDON ENCANTA A TODOS COM ESTRUTURA DO PARQUE E RECEPTIVIDADE DOS ANFITRIÕES

Entre os dias 11 e 13 de julho a III Prova de Tambor e Baliza realizada no Parque de Exposições de Rondon-PA mostrou toda a receptividade do povo local, encantando a todos os haras visitantes com um tratamento diferenciado em um parque com belíssimas instalações com baias arejadas, piquetes sombreados e pista de competição de excelente qualidade para as passadas dos cavalos presentes.

Com organização impecável do Sindicato Rural de Rondon capitaneado pelo incansável João Malcher, a prova disponibilizou uma premiação de R$ 60.000,00(Sessenta mil reais) contando com quase 500 inscrições oriundas de competidores de 12 municípios do estado do Pará, além dos estados do Maranhão, Ceará e Tocantins.

Já na sexta-feira, com todas as categorias de baliza e com a aberta livre de tambor, todos os presentes puderam constatar que a prova de Rondon seria a melhor das três edições já realizadas e uma das melhores de toda a história do tambor e baliza do estado do Pará.

Na baliza, os vencedores foram Gilberto Filho, o Gilbertinho, montando Xerife do Haras Fazenda Paraíso de Mosqueiro-PA na categoria Kids, Lincoln Gimenez, com Baron Bruby do Haras 4 Irmãos de Raposa-MA na categoria Aberta, Ana Beatriz Pereira (Bia) com Sweet Chick PRB na Jovem Unificada representando o Haras Beatriz de Açailândia-MA e na feminina e amador a vitória dupla foi de Magela Adriana com Bronze do Chibata Ranch de Paraopebas-PA.

A Aberta Livre de tambor teve como grande vencedor o cavaleiro Bruno Neves com a égua Rosita Zorrero representando o Haras Fazenda Trapiá de Jaguaribe-CE que esteve presente na prova em sociedade com o CT Beto Neves atualmente instalado em Fortaleza-CE. Vale ressaltar que Bruno Neves, de apenas 14 anos de idade, conquistou recentemente o título de Campeão Panamericano de Tambor em evento promovido pela NBHA Brasil no mês de junho de 2014 em São Paulo.

O dia de sábado amanheceu com a expectativa de novas disputas empolgantes, ficando a manhã reservada às categorias Derby e Feminina de três tambores. No Derby o grande vencedor foi Gilberto Sampaio do Haras Fazenda Paraíso que levou para Mosqueiro-PA o posto mais alto do pódio montando o animal Lioto Apolo Red. Na feminina, a grande vencedora foi Elenir Forte com Tempest Dash, competidora do estado do Ceará, representando o Haras Fazenda Trapiá e CT Beto Neves.

Para a tarde do sábado, a emoção foi amplificada com a realização da abertura oficial do evento contando com a presença em pista de mais de 30 cavaleiros dos haras presentes, além dos estados do Ceará, Maranhão, São Paulo e Tocantins, juntamente com o Pará, todos representados por competidores com os pavilhões estaduais. Seguiu-se a entrada da bandeira do município de Rondon-PA, anfitrião da etapa, bastante aplaudida pelo numeroso público presente e depois, conduzida pelo Bruno Neves, adentrou o recinto a bandeira nacional, em emocionante galope que foi calorosamente saudado pelo público.

Seguindo o script criteriosamente definido pela organização as disputas recomeçaram com a realização das categorias Kids, Junior, Iniciante, Jovem e Amador, todas na modalidade do tambor. Na Kids, novamente o vencedor foi o conjunto Gilberto Filho e Xerife do Haras Fazenda Paraíso. Na categoria Junior, a grande campeã foi Myrella Lima com Pretty Bunny James que levou o título para Paraopebas-PA representando o AL Rancho. A iniciante foi vencida por Mykaela Fonseca com o baio Mr Invicto Times colocando o Haras Beatriz de Açailândia-MA no lugar mais destacado do pódio da categoria. Na Jovem, novamente Bruno Neves deu show, conquistando o primeiro lugar, desta vez com Tempest Dash, colecionando mais um título para o consórcio paulista-cearense do CT Beto Neves em parceria com o Haras Fazenda Trapiá. A última categoria do dia, a amador, foi a mais acirrada de todas, ficando a vitória para Thais Pereira com Hobby Leo do Haras São Francisco de Acará-PA.

No domingo, último dia do evento, além da saudade que já era unânime entre todos os participantes, novas emoções estavam reservadas para a categoria mais concorrida dos três tambores, o Tira-Teima. Com cerca de 109 inscrições, as passadas foram beneficiadas pelo excelente estado da pista de competição, que proporcionou aos conjuntos a possibilidade de mostrar toda sua técnica e velocidade. Novamente o grande vencedor foi Bruno Neves, que com Rosita Zorrero, cravou 17,350 segundos, o melhor tempo da égua em toda a sua vitoriosa carreira, sendo ainda o segundo melhor tempo de toda a história do tambor paraense em sua existência, levando ao delírio a torcida presente.

Após o tira-teima foi realizada a cerimônia de premiação, com a entrega de belíssimos troféus aos vencedores, em pódio cuidadosamente preparado para a festa dos campeões que, extremamente satisfeitos, estavam felizes em ter participado desta que foi uma das melhores competições de todas as suas vidas.

Os depoimentos colhidos entre os presentes só reforçavam essa certeza, destacando-se dentre eles os dos competidores Bruno Neves e Lincoln Gimenez, este último campeão e vice mundial, no Panamá e Itália respectivamente, além de campeão pan-americano no ano de 2012. Os dois cavaleiros, apesar de não serem muito afeitos a falar em público, fizeram questão de ressaltar o quanto estavam satisfeitos em ter participado do evento que tinha sido impecável em todos os quesitos que possibilitam a obtenção de grandes marcas, quer seja pela estrutura dos alojamentos, qualidade da comida do restaurante, arejamento das baias e piquetes destinados aos animais, mas principalmente pela qualidade da pista, grande palco da festa que possibilitou a todos a realização de grandes performances.

Dentre os proprietários de haras visitantes, destaque também às palavras de Luciano Pereira do Haras São Francisco de Acará-PA que elogiou bastante a organização da prova, pois a cada ano só havia ainda mais melhorias para todos que participavam, deixando a certeza de que em 2015 seria um evento ainda mais grandioso. Luis Almeida, proprietário do Haras 4 Irmãos, do Maranhão, ressaltou que a prova tinha superado todas as suas expectativas, pois ainda não havia participado de competição em parque tão aprazível, onde além das condições estruturais, técnicas, etc, a maior preocupação dos anfitriões era em receber de maneira impecável todos os presentes, fazendo com que o clima reinante no Parque de Exposições de Rondon-PA fosse inesquecível, já confirmando a presença do haras maranhense na próxima edição.

Importante ressaltar as palavras de agradecimento do organizador, João Malcher, que em emocionado pronunciamento destacou a parceria com a Prefeitura Municipal de Rondon, viabilizando com inestimável apoio a realização do evento, além da parceria dos vários patrocinadores que se fizeram presentes nos três dias das disputas, todos eles também visivelmente satisfeitos com o sucesso obtido em mais uma edição dessa grandiosa prova.

Nada também mais significativo do que as palavras do Presidente da ATBPA- Associação de Tambor e Baliza do Estado do Pará, Manoel Chibata, que destacou a evolução do evento em breve resumo das suas duas edições anteriores, demonstrando que os números dessa terceira edição, por si mesmos, já indicavam o acerto em ter Rondon como palco da segunda etapa do circuito paraense de 2014.

Outro aspecto de extrema importância a ser destacado foi a grande presença de cavaleiros do município de Rondon nas categorias disputadas, indicando que a cidade tem um futuro promissor nessas modalidades equestres, com certeza, apoiado pelas pessoas que comandam o parque rondoniense que já planejavam ainda no calor da prova, novas medidas para garantir a evolução e surgimento dos novos competidores locais.

Além do anfitrião João Malcher, grande baluarte do evento, juntamente com a Prefeita Municipal Cristina Malcher que esteve presente em vários momentos do evento, conversando com todos os presentes, a prova teve ainda a presença de pessoas importantes para sua consecução, destacando-se o Juiz oficial Pretto Ratti, o sistema de organização Pegasus operado por Renato Mafra do site Midia Country do estado de Pernambuco, além dos trabalhos de preparação da pista conduzidos pela Equestre Eventos do Luis Almeida que trouxe para Rondon seu rastelo importado, que mais uma vez conduzido pelo Cláudio “Guerra”, operador do equipamento, conseguiu bater mais um recorde nas pistas preparadas em sua trajetória vencedora. Na locução do evento, a voz de Renato Cuiabá comandou a festa, mostrando que também neste quesito a prova de Rondon foi um verdadeiro sucesso.

Patente ficou uma grande certeza, apoiada de maneira exemplar na calorosa acolhida dos rondonenses aos encantados visitantes: a IV Prova de Tambor e Baliza do município, em 2015, será ainda maior, pois era voz corrente que todos os que ali estiveram voltariam ainda em maior número no próximo ano.

Luis Almeida
Equestre Eventos