2ª Etapa do Campeonato Estadual de Três Tambores acontece neste final de semana em Palmas(Camila Furtado)-12/09/2014

Ascom ATQM – 12 de setembro de 2014

Com o objetivo de trazer reconhecimento para o esporte equestre que mostra crescimento positivo no Tocantins, a Associação Tocantinense dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha (ATQM) estará realizando a 2ª Etapa do Campeonato Estadual de Três Tambores, amanhã, dia 13, às 15h, no rancho MMA em Palmas. A ATQM pretende receber mais de 100 competidores do Estado, já que na 1ª Etapa realizada durante a Agrotins 2014, cavaleiros e amazonas de Palmas, Gurupi, Guaraí, Barreiras e Paraíso marcaram presença.

A classificação inicial foi divulgada após a 1ª etapa e os participantes correm atrás do tempo, para alcançarem os melhores pontos. “A ideia é incentivar competidores iniciantes e profissionais, pensando nisso, a diretoria da Associação resolveu premiar a categoria criada para competidores recentes na modalidade” ressaltou o presidente da ATQM, André Gaipo.

O rancho MMA fica localizado na mesma estrada que vai para o Haras Diamante, na região norte de Palmas. A estrada será sinalizada do Rancho Diamante até a porta do rancho MMA, onde acontece a prova. Os interessados em participar da competição podem fazer as inscrições até às 15h, no dia do evento.

Premiação

A ATQM dará 3 mil reais para o Tira Teima e 100% das inscrições arrecadadas nas demais categorias serão repassadas para a premiação destas.

Três Tambores

Em uma pista própria para a realização da prova, o conjunto formado por cavalo e cavaleiro, deve contornar em alta velocidade, três tambores distribuídos em forma triangular na pista de areia. A saída e o retorno do cavalo são marcados por uma fotocélula que registra o tempo do conjunto, sendo o menor tempo, o campeão da prova.

Cada tambor derrubado durante o percurso penaliza o competidor em 5 segundos, no tempo final marcado pela barreira de lazer. Além disso, as provas de Três Tambores são monitoradas por um juiz, que avalia o cumprimento das regras dentro da pista e ainda preza pelos cuidados com os animais, garantindo punição para qualquer tipo de maus tratos. Para mais informações acesse o site da ATQM, www.atqm.com.br.

Camila Furtado
Assessoria de Comunicação
(63) 9979 0366